Cais
MISSÃO
Contribuir para a melhoria global das condições de vida de pessoas social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco.
CONTACTOS
21 836 90 00
LOCALIZAÇÃO
Rua do Vale Formoso de Cima, 49-55
1950-265 Lisboa
Marvila
Lisboa
NATUREZA
Associação
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Social - Educativo - Cultural
SETOR DE ATIVIDADE
Terceiro setor
PARCERIAS/PARTICIPAÇÃO
EM REDES
Rede Social de Lisboa, Comissão Social da Freguesia de Marvila, grupo comunitário de Marvila, Rede Emprega, Incorpora, Instituto Português da Segurança Social, Câmara Municipal de Lisboa, Confederação Nacional das Instituiçõs de Solidariedade, European Anti-Poverty Network e Plataforma de Apoio aos Refugiados, entre outras.
PÚBLICO-ALVO
Jovens - Adultos
CANAIS DE DIVULGAÇÃO
Website, Facebook, Youtube, Revista Cais
PROGRAMAS/PROJETOS EM CURSO
DESIGNAÇÃO
Grupo de teatro
DESCRIÇÃO
Atividade desenvolvida ao longo de um ano, no final do qual se apresenta um produto final performativo (ex.: peça de teatro, intervenção, happening, etc.).
Em 2016, o grupo participou no espectáculo Estação Terminal, com a direção artística de Madalena Victorino e Pedro Salvador, que foi apresentado no Teatro D. Maria II. A peça envolvia um percurso feito ao longo do espaço do teatro, em espaços habitualmente não visitáveis, começando na rua e terminando no palco. A peça envolvia outros grupos de pessoas da Escola Superior de Dança, da Associação Promotora de Emprego para Deficientes Visuais, do Projeto Margens e do Largo de São Domingos; o grupo Cais abriu e fechou o espetáculo. O grupo Cais começou por trabalhar com a mediação de membros da associação mas, passado pouco tempo, pôde trabalhar autonomamente com os encenadores. A participação neste espetáculo teve efeitos extremamente positivos nas pessoas envolvidas, ainda que temporariamente.
Em 2017, o grupo trabalhou com o Chapitô na peça cómica A Ceia do Duque, criada pelo próprio e que contemplou três dias de espetáculo. A peça foi construída em conjunto e sem guião, ou seja, com base na improvisação ensaiada, o que teve um impacto extremamente positivo na motivação, espírito de equipa e empenho do grupo.
O grupo de teatro é atualmente frequentado por um imigrante da Tunísia e, anteriormente, por um imigrante dos PALOP.
DURAÇÃO:
desde 2016
AGENTES ENVOLVIDOS
Dependendo da programação anual, estabelecem-se parcerias, nomeadamente com os locais de apresentação das peças.
DESIGNAÇÃO
Ateliê de Artes Plásticas
DURAÇÃO:
desde 2014
DESCRIÇÃO
Atividade desenvolvida ao longo de um ano, no final do qual se apresenta um produto final com exposição dos trabalhos criados.
Dependendo da programação anual, estabelecem-se parcerias, nomeadamente para a escolha do espaço de exposição dos trabalhos realizados.
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
Repórteres de Rua
DESCRIÇÃO
Construção de um jornal mensal interno, feito pelos utentes da associação, desde a capa à contracapa, passando pela ficha técnica. Não sendo totalmente artística, é uma atividade que desenvolve a criatividade, a exposição de ideias e a partilha.
Num dos números do jornal, a capa foi realizada a partir de entrevistas imaginadas a pessoas conhecidas, tais como Eusébio e Amália Rodrigues, passando por Hitler. A realização da capa envolveu a interpretação dos próprios personagens e uma montagem fotográfica com o guarda-roupa adequado. A montagem fotográfica implicou um jogo de personagens em que os intérpretes dos entrevistados eram igualmente intérpretes dos entrevistadores.
DURAÇÃO:
desde 2011
Dependendo da programação anual e das necessidades, estabelecem-se parcerias com entidades próximas, como é o caso do Teatro Contra-Senso que, em 2018, emprestou o guarda-roupa.
AGENTES ENVOLVIDOS
PROGRAMAS/PROJETOS ANTERIORES
DESIGNAÇÃO
DURAÇÃO:
DESCRIÇÃO
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DESCRIÇÃO
DURAÇÃO:
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DURAÇÃO:
DESCRIÇÃO
AGENTES ENVOLVIDOS