Clube Intercultural Europeu
MISSÃO
O Clube Intercultural Europeu assume como inspiração para o futuro, a integração das suas partes interessadas na procura de uma maior intervenção direta e transferência de bem-estar social e cultural por via do trabalho de proximidade com a sua comunidade e integrando nesta dinâmica os profissionais europeus que acolhe.
Promover o intercâmbio e a mobilidade cultural a nível nacional e internacional, através da animação sociocultural, favorecendo o reconhecimento das aprendizagens não formais e valorizando a participação dos beneficiários nos programas do CLUBE, com o objetivo de mais e melhor cidadania.
CONTACTOS
213 140 073
LOCALIZAÇÃO
Rua Almirante Sarmento Rodrigues, Lote 2, Espaço C3. 1900-882 Lisboa
Empreendimento Municipal João Nascimento Costa
Beato
Lisboa
NATUREZA
Associação
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Social - Educativo
SETOR DE ATIVIDADE
Terceiro setor
PARCERIAS/PARTICIPAÇÃO
EM REDES
Redes Lisboa: Conselho Municipal da Juventude (como membro observador), o Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania, a Comissão Social da Freguesia do Beato e a Rede DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária). Internacional: FICEMEA (Federação Internacional dos CEMEA – Centres d’Entraînement aux Méthodes d’Éducation Active), a ALDA – European Association for Local Democracy e a Rede Euro Mediterrânica MER (Mobilité, Échanges et Réciprocité).
PÚBLICO-ALVO
Todos
CANAIS DE DIVULGAÇÃO
website, facebook
PROGRAMAS/PROJETOS EM CURSO
DESIGNAÇÃO
Pa-Redes
DESCRIÇÃO
O Projeto Pa-Redes (2016-2018) situou-se no campo da inclusão pela arte e foi financiado pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de fomentar a aproximação da arte aos contextos mais carenciados e o seu uso como instrumento - a nível macro - para favorecer o empoderamento e o desenvolvimento (social, económico, estético e comunitário) dos territórios e - a nível micro - as competências pessoais, sociais e artísticas nos seus moradores. Este projeto envolveu e transformou a comunidade através de várias linhas de ação: Decisão e Participação Comunitária; Levantamento das Memórias Comunitárias; Formação e Capacitação dos/as Moradores/as; Criação de Peças Artísticas e Murais; Capacitação de Futuros Guias e Dinamizadores Locais; Divulgação e Dinamização do Espaço e do Projeto. O projeto visou criar um espaço inclusivo vocacionado para o desenvolvimento social e comunitário através da criatividade, da arte e da valorização da identidade local, um projeto de arte em contexto social e local. Tem uma continuação através do projeto Costas da Cidade (visitas guiadas).
DURAÇÃO:
2016-2018 (prevê-se que terá uma edição posterior)
AGENTES ENVOLVIDOS
AAAFBAUL (Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa); Escola Artística António Arroio; Fundação Aga Khan - Portugal; Junta de Freguesia do Beato; VMBA - Associação de Moradores Viver Melhor no Beato
DESIGNAÇÃO
Transformar Talentos
DURAÇÃO:
2017-2020. Festival: 6 e 7 de Julho de 2018
DESCRIÇÃO
O Projeto Transformar Talentos (2017-2020) é um projeto que pretende "desocultar" talentos e desenvolver competências artísticas, através da criação de uma Academia Comunitária de Arte (ACA), potenciando saberes e competências locais e associativas (fado, música cigana, dança, teatro…). A ACA não é um espaço físico, mas uma dinâmica comunitária intergeracional que potencia a rede de parceiros, em espaços diferenciados, a experimentação de diferentes práticas artísticas. Um Grupo de Teatro Comunitário; a Formação de jovens artistas como líderes e formadores locais; a Formação artística c/ profissionais, são ações que suportam esta dinâmica, que culminou com um grande espetáculo comunitário de rua. Este teve como base as memórias e sentimentos dos moradores sobre o território, já recolhidas em anteriores projetos (ex: Pa-redes), e foi construído pela comunidade, desenvolvendo a par das competências artísticas, competências de comunicação, de discussão, e de liderança comunitárias. A ocupação da Praça central ao Bairro (antigo estaleiro) para este espetáculo, alavancou momentos propiciadores de convivialidade (social e cultural) e da inter-relação contribuindo para a diminuição da segregação espacial e territorial que caracteriza os Bairros. No âmbito deste projeto, organiza-se o Festival As Costas da Cidade, na Praça da Quinta do Lavrado, constituído por worskhops e actuações de teatro, música e dança. Para além das atuações de artistas do bairro, foram apresentados todos os projetos do parceiro Fórum Urbano. Estimaram-se terem passado entre 3.000 e 4.000 pessoas durante os 2 dias de Festival em julho de 2018. Pretende-se realizar o festival todos os anos.
Teatro Ibérico; Fundação Aga Khan - Portugal; Agrupamento Vertical de Escolas das Olaias; Clube Lisboa Amigos do Fado; Escola Artística António Arroio; Ditirambus Associação Cultural e Pesquisa Teatral; Locals Approach
Financiamento do BIP ZIP. Fórum Urbano (parceiro).
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DESCRIÇÃO
DURAÇÃO:
AGENTES ENVOLVIDOS
PROGRAMAS/PROJETOS ANTERIORES
DESIGNAÇÃO
DURAÇÃO:
DESCRIÇÃO
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DESCRIÇÃO
DURAÇÃO:
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DURAÇÃO:
DESCRIÇÃO
AGENTES ENVOLVIDOS