Festival Todos
MISSÃO
Afirmação de Lisboa como uma cidade empenhada no diálogo entre culturas, entre religiões e entre pessoas de diversas origens e gerações. Destruição de guetos territoriais associados à imigração, abrindo toda a cidade a todas as pessoas interessadas em nela viver e trabalhar.
CONTACTOS
936003773 (Produção, Informações e Reservas)
LOCALIZAÇÃO
Alameda de Santo António dos Capuchos, nº. 1 - Lisboa
Arroios
Lisboa
NATUREZA
Outra
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Cultural - Social
SETOR DE ATIVIDADE
Terceiro setor
PARCERIAS/PARTICIPAÇÃO
EM REDES
Câmara Municipal de Lisboa, Academia de Produtores
PÚBLICO-ALVO
Todos
CANAIS DE DIVULGAÇÃO
Website; Facebook
PROGRAMAS/PROJETOS EM CURSO
DESIGNAÇÃO
Festival Todos 2018
DESCRIÇÃO
10.ª edição do Festival - o TODOS - Caminhada de Culturas, quer jubilar o Mundo que se vive em Lisboa, indo à descoberta de um novo território da cidade: São Vicente. Mantendo-se fiel à missão de ir ao encontro do outro, de criar através das artes, diálogos interculturais, interreligiosos e intergeracionais, convidaram uma vez mais à celebração do Mundo através de um programa de arte contemporânea internacional, de visitas a espaços extraordinários que escondem aspetos da História de Portugal e da gastronomia do mundo confecionada por estrangeiros que estão a chegar, a partir e a residir em Lisboa. Apesar de todas as tensões que o Mundo viveu, vive e viverá, ele é o nosso Mundo e ao festejarem 10 anos de vida em que se promoveram espetáculos, exposições fotográficas e acontecimentos que nos encaminharam uns para os outros, convidam todos para a grande alegria que é estarmos aqui.
"Neste TODOS 2018, teremos criações em estreia absoluta que envolvem artistas e alunos estrangeiros e portugueses que estudam nas escolas deste bairro, com o envolvimento das suas famílias orientais, africanas, sul americanas, de Alfama também. Refugiados dos pontos mais díspares do mundo aproximam-se de Lisboa através do TODOS para cozinhar, dançar, costurar, martelar, preparar connosco esta grande Festa Humana.
Num chão de freguesia dedicado a São Vicente, ele mesmo estrangeiro, e ainda assim patrono da diocese de Lisboa, vamos criar um espaço de encontro e de troca sincera.
Quatro dias para palmilhar São Vicente e nele encontrar espetáculos de novo circo a dialogar com a feira da ladra, com a Voz do Operário, teatro, dança, música, performance, em palácios, armazéns, conventos, salões de festa antigos, ver fotografia feita por fotógrafos portugueses atraídos pelo mundo que o bairro contém, a infância intercultural ou o universo militar. Vamos refletir em conjunto sobre as ameaças que a interculturalidade vive, numa grande conversa. Vamos abraçar o silêncio e a pausa também. Aqui está um bairro repleto de novidades que novos olhares, de caminhada em caminhada, permitem descobrir: o nosso mundo em falta!"
DURAÇÃO:
20 a 23 Setembro de 2018
AGENTES ENVOLVIDOS
CML, Academia de Produtores Culturais
DESIGNAÇÃO
DURAÇÃO:
DESCRIÇÃO
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DESCRIÇÃO
DURAÇÃO:
AGENTES ENVOLVIDOS
PROGRAMAS/PROJETOS ANTERIORES
DESIGNAÇÃO
Projecto Margens
DURAÇÃO:
2013
DESCRIÇÃO
Projecto de inclusão social através das linguagens artísticas. Directa e indirectamente, lida com cerca de quatro dezenas de participantes com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos oriundos de Angola, Marrocos, Portugal e Brasil, de entre outras proveniências geográficas. Trabalho com um grupo de pessoas que deambula pela cidade durante o dia e que, à noite, se recolhe no Albergue Noturno de São Bento. No início, a proposta consistiu na criação de um estúdio fotográfico desenvolvido pelo fotógrafo Luís Pavão e numa galeria fotográfica itinerante. Os participantes acabaram por integrar o Festival, colaborando na realização de exposição fotográfica, mas também em tarefas de produção, etc. Em Fevereiro de 2014, o Margens ganhou forma e assumiu-se também como projecto-satélite do Festival TODOS. Durante quatro meses, em vários ateliês realizados a partir da Casa dos Mundos (Rua Nova da Piedade, 66, São Bento – Lisboa), preparou-se o terreno para a experiência de criação através de um programa de formação intensivo em áreas tão diversas como o teatro, a dança, a música, o cinema, a escrita e a Língua Portuguesa. Numa 2ª fase, começou-se a trabalhar as competências específicas de cada um dos homens integrantes deste projecto. Descobrem-se hipóteses de reciclar materiais diversos de forma a produzir objectos de qualidade estética e funcional para serem vendidos ao público antes do Festival e durante o Festival: tapetes de tamanhos, feitios e padrões diversos, feitos com rolhas de cortiça; papel e envelopes reciclados a partir de papel de desperdício que se transformam em cartas de amor; chapéus de fino papel que são também candeeiros, abajures... Na 6.ª edição do Festival TODOS (2014), o Margens desaguou em propostas artísticas diversas, entrando na sua última etapa. Além de criar para o Festival estes objectos para venda ao público, o grupo apresenta uma instalação ao ar livre – A Sala, realizada com o cenógrafo João Calixto. O Margens apresentou ainda, no Festival, a performance SILOS DE CARROS E ESTRADAS GIRATÓRIAS, uma instalação performativa de Vânia Rovisco e Projecto Margens – que nos coloca na situação de sermos como notas dissonantes, em que as camadas / efeitos de acontecimentos vários se começam a fundir num som inteiro; a narrativa dissipa-se num efeito acumulativo, como um silo de carros cheios de acções.
AGENTES ENVOLVIDOS
Financiado pelo PARTIS; Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (GLEM) / Câmara Municipal de Lisboa; Albergue Noturno de São Bento.
DESIGNAÇÃO
DESCRIÇÃO
DURAÇÃO:
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DURAÇÃO:
DESCRIÇÃO
AGENTES ENVOLVIDOS