Sons da Lusofonia
MISSÃO
A ideia da criação desta Associação partiu da vontade/necessidade de juntar artistas de diversas origens, nomeadamente Africanos, Brasileiros e Portugueses, em diversos agrupamentos e práticas artísticas, com destaque para a Orquestra Sons da Lusofonia. A Associação Sons da Lusofonia (ASL) tem-se transformado numa plataforma para a realização de projetos criativos na área da música e artes performativas em intersecção com a vida social urbana.
Com 22 anos de experiência e múltiplos projectos pensados, produzidos e realizados, a ASL criou uma metodologia única no âmbito do trabalho cultural e social com foco na comunicação intercultural, no diálogo entre pessoas e entidades, na formação e na educação para a cidadania.
CONTACTOS
+351 213463244
LOCALIZAÇÃO
Rua da Rosa nº145. 1200-383 Lisboa.
Misericórdia
Lisboa
NATUREZA
Associação
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Cultural - Social - Educativo
SETOR DE ATIVIDADE
Terceiro setor
PARCERIAS/PARTICIPAÇÃO
EM REDES
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; RTP; Público; Imprensa Nacional Casa da Moeda; Museu Nacional de História Natural e da Ciência; Conservatório Nacional - Escola Artística de Música; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Turismo de Portugal; Turismo de Lisboa; Centro Cultural de Belém; JACC - Jazz ao Centro Clube; Clean Feed; NISCHO; Porta Jazz; IEFP; Restart; Rede Portuguesa de Jazz; Europe Jazz Network; Anna Lindh Foundation Network.
PÚBLICO-ALVO
Todos
CANAIS DE DIVULGAÇÃO
Site, Facebook e Youtube
PROGRAMAS/PROJETOS EM CURSO
DESIGNAÇÃO
Lisboa Mistura
DESCRIÇÃO
O projeto Lisboa Mistura consolidou a sua referência no panorama cultural e artístico de Lisboa. É um projeto com uma estratégia cultural para as questões interculturais em Lisboa e certamente um dos poucos projectos na cidade que junta individualidades e comunidades, culturas populares e eruditas, pensadores e criadores e arte e cidadania.
Tendo como ponto central da sua programação os concertos, não se limita a esta fórmula habitual dos festivais, agregando à sua programação actividades como residências artísticas e a criação de espectáculos únicos, conversas que debatem a importância do ritmo da cidade na criação artística e musical, gastronomia enquanto ponto de encontro de diferentes comunidades, entre outros.
DURAÇÃO:
Desde 2006
AGENTES ENVOLVIDOS
EGEAC (co-organização); CMLisboa; Juntas de Freguesia, Restart; Embaixada do Japão; Largo Residências; Casa Independente; Cozinha Popular da Mouraria; Grupo Excursionista Os Amigos do Minho; Sport Clube do Intendente; Nice Groove.
As parcerias locais podem ir variando.
DESIGNAÇÃO
Modo Portátil - Cidadania em Acção
DURAÇÃO:
Desde 2013
DESCRIÇÃO
Um projeto de cidadania pela arte e as várias dimensões sociais e artísticas de intervenção no espaço público.
O Modo Portátil desenvolve atividades criativas, sociais e comunitárias em diferentes territórios da cidade de Lisboa.
Estas poderão ser ações de formação, apresentações artísticas (concertos, exposições, espectáculos) ou outras intervenções cívicas (debates, conversas, encontros) em articulação com outras entidades implementadas nesses territórios. O projeto promove o trabalho com comunidades imigrantes, grupos corais amadores e grupos informais de jovens.
CM Lisboa - Pelouro da Cultura; RTP; Antena 3; Fundação Aga Khan Portugal; Juntas de Freguesia; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Comunidade Hindu em Portugal; Coro Nosso; Alcante; Associação Musical 1º Junho 1893; Projeto com Voz; Largo Residências.
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
Oficinas de Artes
DESCRIÇÃO
Um projeto pedagógico e artístico, transformado num laboratório criativo, que dinamiza a construção de uma rede de trabalho entre bairros que permita aos jovens aceder a ferramentas e práticas artísticas, cruzando amadores com profissionais e permitindo a formação acompanhada, que possibilite a integração no mercado de trabalho.
Através de workshops e residências artísticas nos bairros periféricos da cidade, identificamos jovens com talento e ambição artística para estimular o desenvolvimento dos seus projectos numa abordagem profissional. O projecto conta com o apoio de artistas e profissionais da área criativa que acompanham os jovens, de modo a mediar os seus percursos com vista à profissionalização na indústria criativa e nas artes performativas.
A OPA tem apresentação pública todos os anos no Festival Lisboa Mistura, onde os participantes apresentam o seu trabalho ao público num concerto profissional.
DURAÇÃO:
Desde 2006
Sons da Lusofonia; CML - Pelouro da Cultura; Biblioteca Municipal de Marvila; Programa Escolhas; Take. It; Projecto + XL; Dá.te ao Condado; Contentor Records.
AGENTES ENVOLVIDOS
PROGRAMAS/PROJETOS ANTERIORES
DESIGNAÇÃO
Orquestra Sons da Lusofonia
DURAÇÃO:
1995-2001
DESCRIÇÃO
A Orquestra Sons da Lusofonia (OSL) foi, desde a sua formação, constituída por músicos provenientes dos sete países lusófonos em permanente rotatividade: Portugal, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e convidados, diferentes a cada espectáculo.
A música praticada foi influenciada pela corrente tradicional de cada país ou etnia, acrescentando-lhe modernos arranjos, de forma a permitir uma maior acessibilidade às antigas tradições e culturas por parte das plateias contemporâneas. A sonoridade da OSL assentou nas memórias ancestrais das culturas do espaço lusófono, trabalhando os idiomas musicais de cada cultura, numa perspectiva ficcionada do futuro, dentro e fora deste espaço.
Um dos grandes objectivos da OSL prendeu-se com a promoção de eventos e divulgação de uma imagem actual do mundo lusófono a partir de valores como o interculturalismo e a tolerância, entre outros. Nos concertos da OSL eram visíveis a comunhão de culturas e a união de grandes artistas, assente num ambiente de festa e celebração, onde estavam representados, os valores mais sedimentados em cada país, dentro da lusofonia.
AGENTES ENVOLVIDOS
Ministério dos Negócios Estrangeiros – Secretaria de Estado da Cooperação; Alto Comissariado para as Migrações.
DESIGNAÇÃO
DESCRIÇÃO
DURAÇÃO:
AGENTES ENVOLVIDOS
DESIGNAÇÃO
DURAÇÃO:
DESCRIÇÃO
AGENTES ENVOLVIDOS